sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Governo federal desvia dinheiro da saúde para UNE fazer propaganda da legalização do aborto.

28/11/2008 - 10h03
Ministério da Saúde transfere R$ 2,8 mi do SUS para a UNE
da Folha Online
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u472739.shtml

O Ministério da Saúde deslocou R$ 2,8 milhões, previstos no Orçamento deste ano para apoio à educação permanente de trabalhadores do SUS (Sistema Único da Saúde), para financiar a "Caravana Estudantil da Saúde", organizada pela UNE (União Nacional dos Estudantes).

Dois consultores de Orçamento do Congresso Nacional e um técnico no TCU (Tribunal de Contas da União) ouvidos pela Folha afirmaram que o caso pode configurar "desvio de finalidade", irregularidade grave punível como crime de responsabilidade, informa nesta sexta-feira reportagem de Adriano Ceolin (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

Iniciada em agosto, a "Caravana Estudantil da Saúde" foi encerrada ontem em Brasília. Segundo a UNE, o grupo era formado por sete artistas, quatro documentaristas, dois produtores e 13 integrantes da direção da entidade.

Em nota à reportagem, o ministério afirma que "cumpre uma das finalidades do Programa de Aperfeiçoamento do Trabalho e da Educação na Saúde, que contempla a rubrica 'Apoio à Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS', origem dos recursos orçamentários".

Leia a reportagem completa na edição da Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.