sexta-feira, 7 de março de 2008

Entrevista da Dra. Alice à TV Futura dia 13.12.2005

Perguntas e Respostas para Telespectadores:

01) Para Alice Teixeira:
Gostaria de saber qual é a posição religiosa da pesquisadora, que é contra a pesquisa com células troncos embrionárias? Se for católica, gostaria de saber porque o Catolicismo ao longo da História sempre se opôs as conquistas da ciência?
Ricardo Nunes - Santos/SP


02) Para Alice Teixeira:
Pergunta para professora Ferreira: minha irmã está grávida. é portadora de esclerose múltipla. Deve guardar o cordão umbilical do bebê que vai nascer? Pode ajudar a ela ou ao próprio bebê futuramente?
Raquel / Cruzeiro -São Paulo


Quem poderia melhor responder tal pergunta é Dr. Julio Voltarelli que na USP-Ribeirão Preto vem tratando esta doenças com células tronco adultas.

03) Para todos:
Sugestão: Eu gostaria de sugerir aos convidados explicar de maneira clara os critérios éticos que são necessários para se aprovar projetos utilizando seres humanos em pesquisas científicas visto que estou assistindo o programa e está se passando uma idéia que isso é fácil ou até mesmo banal. Talvez seja importante falar a respeito dos comitês CEps, CONEP, enfim ! Pergunta: Quais são os riscos e desafios da terapia com células tronco ???
Grato, Prof.Dr. Edson Holanda Teixeira
Faculdade de Medicina de Sobral / Universidade Federal do Ceará


Os CEPs e CONEP usa como base a Declaração de Helsinque, que foram aceitas por decreto em 1996 e por isto foram criados tais comitês no Brasil. Foi conseqüência do perigo de, na ausência de firmes convicções morais e éticas, o poder técnico converter-se em poder moral. Estes comitês tem por finalidade proteger os direitos dos pacientes em pesquisa, principalmente em paises em desenvolvimento, como o nosso mais sensível ao poder econômico de industrias farmacêuticas e de biotecnologia.Atualmente estes órgãos estão vistos como entrave ao “desenvolvimento da ciência”.A ausência de limites éticos que preserve a dignidade do ser humano pode levar à uma escalada de dominação biotecnológica da espécie humana e para o bem da espécie devemos estabelecer os limites senão enfrentaremos uma situação pior do que a Alemanha Nazista.

04) Para Stevens Rehen e Alice Teixeira:
Tem um médico na Argentina, Fernandes Vinha (Rosário-Argentina)que está usando célula-tronco mãe para o tratamento de diabetes tipo 1, qual a opinião sobre esse tratamento.
Geraldo Andrade Correia Junior
São Paulo / SP


Soube desta notícia em janeiro. Não acredito ser diabetes tipo 1 pois o paciente tem 49 anos. Sei que Dr. Viña está ligado à um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida mas este trabalho não apareceu no PubMed ainda.

05) Para Alice Teixeira:
Como a sra. pensa numa pesquisa com células-troncos adultas para pacientes com doenças genéticas?
Carolina Sanchez
Brasília / DF


Tenho conhecimento de 3 trabalhos: distrofia de Duchene ( Huard e cols 2005),
Epidermolysis bullosa ( Pellegrini e cols, 2005) e osteogenesis imperfecta ( Chamberlain e cols, 2004) em que introduziram o gene que estava ausente em culturas de células-tronco do próprio paciente usando como vetor um retrovirus ou adenovirus. Estas células “infectadas” foram devolvidas ao paciente no caso do enxerto da pele e da osteogenesis ou
dos animais mdx ( modelo de Duchene) resolvendo a limitação genética. O interessante é não haver rejeição imunológica à estas células por conterem uma proteína estranha ao organismo e em se tratando de pele, que é o tecido mais imunogênico de nosso organismo, tais autotransplante não foram rejeitados.

06) Para Stevens Rehen e Alice Teixeira:
Recentemente foi divulgado na imprensa que um banqueiro fez um alto financiamento de pesquisas para si próprio, pois o mesmo é portador de esclerose lapiral. Vocês têm conhecimento dessa pesquisa? Foi publicada no jornal Folha de São Paulo.
Alexandre Oliva
São Paulo / SP


Ele é portador de esclerose lateral amiotrófica. Não sei do resultado mas as células tronco seja de qual natureza não vai resolver seu caso, pois é uma doença sistêmica, onde há uma substituição de neurônios por outro tipo de célula e há necessidade de serem refeitos circuitos neuronais.

07) Para Alice Teixeira:
Você que faz tanta panfletagem contra o aborto, em discussões sobre céulas-tronco, explique-me qual é a relação entre as duas coisas, uma vez que as células-tronco embrionárias humanas seriam retiradas de embriões congelados em nitrogênio líquido. Você implantaria em você um embrião de outras pessoas, que está congelado há muitos anos, tempo necessário para gerar a dúvidas. Se seria viável o implante desse embrião? Seria viável a vida desse embrião congelado?


A vida humana se inicia na concepção, zigoto, mórula, blastocisto, gástrula, feto são fases de um desenvolvimento continuo do ser humano. Foi descrita pela primeira vez em 1827, devido ao desenvolvimento do microscópio que permitiu enxergar o óvulo, os espermtozoides, por Kar Ernst Von Baer. Por tal trabalho ele é chamado de Pai da Embriologia Moderna. Frente à tal descrição os médicos europeus passaram à combater o aborto e o mote “ a vida humana se inicia na concepção” é deles e não originária do Vaticano. Em 1869 o parlamento inglês promulgou a lei contra a agressão contra o ser humano proibindo o aborto e o Papa IX também aceitou este fato passando a defender a dignidade do ser humano a partir da concepção. Assim, eu como médica, só estou dando continuidade ao movimento iniciado por meus colegas do século XIX, pois não surgiu nenhum fato novo na Embriologia contra tal descrição, muito pelo contrário, o embriologista Lewis Wolpert chega a afirmar que o momento que o ovo começa se dividir é o momento mais importante de nossa vida, é aí que se define o nosso destino, é mais importante que o nosso nascimento, casamento e morte.

Pelo fato do desenvolvimento humano ser longo perdemos de vista o todo e nos fixamos nas partes. Com isto surge o estatuto da criança e do adolescente, o estatuto do idoso. Torna-se necessário agora o “estatuto do Nascituro” para evitar que ele seja morto para obtenção de suas células, seus órgãos, com a justificativa de que é para salvar vidas. O utilitarismo é egoísta e imoral: como posso medir o valor da vida e dizer que a vida do paciente tem mais valor que a vida do embrião ou do feto? O que fazer com o que não deveria ser feito? Primeiro: os embriões não deveriam ser congelados. Éticamento é inconcebível congelar um ser humano. Segundo: tem-se dois equívocos éticos na liberação de pesquisa com embriões humanos congelados:a) reforça-se o desnecessário congelamento de embriões nas clínicas de reprodução assistida e legaliza-se uma porção delas que trabalham na clandestinidade, dando continuidade ao grave problema de manter vidas humanas congeladas; b) pressupõe a correção deste erro admitindo a utilização destes embriões em pesquisa como um fim digno para estes embriões. Existe a proposta destes embriões serem dados para a adoção. Em março mostrou-se na imprensa americana 20 crianças que resultaram deste tipo de adoção. Em maio nasceu Alissa de um embrião congelado por 6 anos. Esta demonstrada a possibilidade destes embriões poderem se desenvolverem, podemos mata-los? Para obter sua massa celular interna temos de mata-lo; não pode sobrar nenhuma célula da trofoderma, pois inibe a sua expansão em cultura. Finalmente tenho 63 anos e meu útero está do tamanho de uma amêndoa e não dá para receber um embrião humano.

08) Para todos:
Tenho um filho de 8 anos portador de Distrofia Muscular de Duchenne. Acredito que a terapia com células-tronco será a salvação para o meu filho e para milhares de pessoas que hoje sofrem sem ter um tratamento definitivo para suas patologias. Gostaria de saber como vão as pesquisas com relação à Duchenne e como serão feitos os testes em seres humanos. Existirá algum tipo de inscrição para "cobaias"? Quem serão os primeiros a serem testados: os que estiverem num estágio mais avançado da doença, ou os que não estejam tão debilitados? É possível reverter totalmente o processo de degeneração dos músculos, mesmo depois de anos de tratamento, inclusive com cortisona?
Lívia Vieira
São Paulo / SP


Não quero lhe dar falsas esperança, mas no Children Hospital de Pittsburgs Huard e cols ( Molecular Biology of the Cell, Vol. 16: 3323-3333; July,2005)publicaram um trabalho em que conseguiram reverter a distrofia em camundongos mdx com células tronco adultas. Espera-se que logo passem de animais- modelo desta doença para os pacientes.

09) Para Alice Teixeira:
A fertilização in vitro tem ajudado muitas mulheres a realizarem o sonho da maternidade. A senhora é contra a fertilização in vitro, já que os embriões utilizados na obtenção das células-tronco embrionárias são originados das clínicas de fertilização? O que fazer com os embriões excedentes? Sabe-se que eles são descartados. Não seria melhor utilizá-los para a pesquisa do que descartá-los?
Simone Filoso Motta Schwindt


Este problema deixa de existir uma vez que já se podem congelar óvulos. Não há mais necessidade de se produzir vários blastocistos e congelar os “excedentes”. O que deverá ser feito é fiscalizar as clínicas para não haver venda de óvulos ou produção de embriões para serem vendidos. Obviamente sempre haverá a possibilidade destas atividades clandestinas onde o próprio Hwang de Coréia do Sul ( o das 11 linhagens de CTs embrionárias humanas) está envolvido num escândalo semelhante.

10) Para Alice Teixeira e Stevens Rehen:
1- Qual a perspectiva de melhora ou cura nas doenças neurodegenerativas como, por exemplo, a Ataxia Espinocerebelar e a Paraparesia Espástica Familiar no tratamento utilizando células-tronco?
2- O laboratório Genoma realiza exames para o diagnóstico das Doenças Ataxia Espinocerebelar e a Paraparesia Espástica Familiar? Se sim, qual o procedimento para realização do mesmo que o paciente deve seguir?
3- Enquanto pesquisas com células-tronco estão em andamento para as doenças neurodegenerativas, existe algum outro tratamento para a Ataxia Espinocerebelar e para a Paraparesia Espástica Familiar que possa combater ou retardar essas doenças?
Gostaria obter uma resposta para as minhas perguntas, mesmo que elas não sejam incluídas no debate, pois meu irmão tem a possibilidade de ter uma dessas (ou as duas) doenças neuromusculares e quero poder ajudá-lo da melhor forma possível com tratamentos com células-tronco ou algum outro que por ventura possa estacionar e/ou retardar seu avanço.
Anielma Rodrigues
Paulista / PE


Se entendi bem seu irmão não tem a doença mas só a possibilidade. Não existe determinismo genético e a expressão do gene depende do meio. Informe com seu especialista quais seriam as possíveis medidas preventivas para evitar a doença.

11) Para todos:
Gostaria de saber se, por acaso, vcs leram a reportagem da revista Veja do mês passado que falava sobre tratamentos com células-tronco no Brasil, a edição da revista é a de número 1932 - ano 38 - número 47 de 23/11/2005. Pois, a mesma fala de uma terapia com células-tronco que consiste em em colher sangue da medula óssea do paciente e separar as células-tronco, que são armazenadas. O paciente é, então, submetido a sessões de quimioterapia, que aniquilam a produção de células de defesa. Depois disso as células-tronco são reinjetadas no paciente e o sistema imunológico volta a funcionar normalmente, o que pode desacelerar a progressão da doença ou até mesmo reverter sintomas. Foi o que aconteceu com o enfermeiro paulista André Santos Ricardo, de 28 anos, que, no ano passado, descobriu ser vítima de diabetes tipo 1. Ele precisava de duas injeções diárias de insulina. ANDRÉ PARTICIPOU DAS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO E, DEPOIS DE PASSAR PELO TRANSPLANTE, SEU PÂNCREAS COMEÇOU A FUNCIONAR. AS INJEÇÕES DE INSULINA TORNARAM-SE PARTE DO PASSADO. Este trecho eu retirei da reportagem da revista para conhecimento. Assim, prezados, gostaria de perguntar, como é possível participar dessas pesquisas como voluntário, pois tenho 34 anos, sou diabético tipo 1 há 11 anos e interessei-me bastante pela terapia em questão, pois, pelo que pude perceber a possibilidade de qualquer tipo de rejeição é mínima, visto que as células-tronco transplantadas são retiradas do próprio paciente, correto? Desde já te agradeço a atenção dispensada e aguardo retorno breve.
Marcio Luis Baptista Hasegawa
Rio de Janeiro / RJ


Procure o Dr. Júlio Voltarelli USP-Ribeirão Preto, mas acredito que no seu caso não tem possibilidade de cura, pois ele faz o tratamento somente quando se tem 6 semanas, no máximo, de diagnóstico da doença. Dra. Mary Sogayar USP-São Paulo faz transplante de ilhotas de Langhans de cadáveres.

12) Para todos:
Tenho um filho de 13 anos de idade portador de distrofia Muscular Progressiva do Tipo Duchene e gostaria de saber a opinião dos debatedores sobre a possibilidade de tratamento desta doença com células-tronco embrionárias e se já existe no Brasil ou em qualquer outro país, este tipo de pesquisa em seres humanos. Caso afirmativo quais seriam as instituições e quais os contatos, pois tenho interesse em que meu filho participe de tais pesquisas.
Homero Braz Silva


Não existe tratamento com CTs embrionárias. Aliás, não existe relato de tratamento com Cts embrionárias com sucesso no mundo, após 10 anos de pesquisa com estas células.
Quanto a distrofia de Duchene:
Não quero lhe dar falsas esperança, mas no Children Hospital de Pittsburgs Huard e cols ( Molecular Biology of the Cell, Vol. 16: 3323-3333; July,2005)publicaram um trabalho em que conseguiram reverter a distrofia em camundongos mdx com células tronco adultas. Espera-se que logo passem de animais modelo para os pacientes.

13) Para todos:
Gostaria de perguntar quais as medidas que estão sendo tomadas para que os tratamentos já existentes com a utilização de células tronco sejam reconhecidos pela ANS como procedimento coberto pelos planos de saúde. Meu marido é portador de Linfoma estamos brigando na justiça contra o plano que se negou a cobrir os custos do transplante de células tronco ou transplante autólogo de medula. Como se trata de doença de alta malignidade não pudemos esperar a lentidão da justiça e acabamos entrando numa dívida hospitalar de aproximadamente R$ 60.000,00. Nós pagamos os nossos impostos e não conseguimos ser atendidos pela rede pública, pagamos por um convênio de saúde e nos tiraram o direito ao tratamento e agora vamos pagar novamente para um hospital particular para termos direito a sobreviver.
Andréia
Guarujá/SP


Existe em desenvolvimento um projeto de tratamento com autotransplante de CTs de medula óssea para doenças do coração financiado pelo Ministério da Saúde. Dependendo do resultado tal tratamento será liberado para o SUS. Trata-se de estudos preliminares. Tem de entender que não dispomos do conhecimento científico adequado do corpo humano e pressupomos obtenção de resultados favoráveis
quando fazemos determinado procedimento intervencionista, correndo o risco de não se ter êxito. É lamentável que a mídia até agora não tenha entendido isto e tenha lançado as CTs como panacéia e dado falsas esperanças à nossa população.

14) Para todos:
Qual a situação atual do Centro de Pesquisas de células- tronco previsto para ser instalado em Petrópolis, Rio de Janeiro e outros locais inclusive de Minas Gerais? E para quando está previsto iniciar o uso experimental em humanos?
Milton Marchesi


Se tudo der certo o SUS pagará o tratamento para as doenças cadíacas daqui 3 anos.

15) Para Stevens Rehen e Alice Teixeira:
A MORAL DOMINANTE E DIVERSAS RELIGIÕES SEMPRE CENSURARAM AS PESQUISAS E AVANÇOS CIENTÍFICOS. OS HOMENS DA CIÊNCIA NO PASSADO, TIVERAM MUITAS DIFICULDADES EM CONCLUIR SUAS PESQUISAS E MUITOS FORAM OS CONDENADOS À MORTE POR CONTRADIZEREM PRECEITOS RELIGIOSOS. HOJE, AINDA SE VÊ A DIFICULDADE PARA SE ESTUDAREM POR EXEMPLO AS CÉLULAS DESCARTADAS DE FECUNDAÇÕES "IN VITRO". NOS EUA, EM DIVERSAS ESCOLAS, JÁ SE ENSINA "ADÃO E EVA" EM AULAS DE BIOLOGIA E NÃO SÃO AULAS DE CATECISMO. -SERÁ QUE A CIÊNCIA NÃO ESTÁ AFASTADA DEMAIS DO CIDADÃO COMUM ? -O QUE A CIÊNCIA PODE FAZER PARA ENGAJAR O CIDADÃO COMUM, NAS SUAS CAUSAS, E ASSIM NÃO DEIXAR ESTE MESMO CIDADÃO À MERCÊ DE FANATISMOS RELIGIOSOS, QUE POR IRONIA EMBOTAM A SUA HUMANIDADE ?
Aurélio Nunez Rolan


O alquimista Giordano Bruno foi queimado não como cientistas ou mesmo como herege. mas porque não conseguiu produzir ouro para os aristocratas que o tinham recolhido sobre sua proteção. É o único cientista que conheço a ser perseguido. Galileu fez a besteira de querer defender sua teoria das marés, bem errada por sinal, usando a Bíblia. Este mesmo Galileu estava tão “ligado” no Arquimedes que não aceitou as órbitas elípticas de Keppler.
As marés só foram explicadas cientificamente por Newton.
O que vc declara é ranso iluminista e positivista. Quer parecer de vanguarda criticando a religião, mas se atentar à história vc vai ver que na República de Platão só tem democracia para a aristocracia grega, daí Popper criticar duramente esta obra em “Sociedade Aberta e seus Inimigos”. O direito romano só valia para os cidadãos romanos. Reconheça que foi o cristianismo que estabeleceu o respeito à dignidade humana, ao ser humano independente da classe,cor, contra qualquer discriminação. Não é fanatismo religioso a defesa do ser humano em qualquer estágio do seu desenvolvimento. Pelo fato do desenvolvimento humano ser longo perdemos de vista o todo e nos fixamos nas partes. Com isto surge entre nós o estatuto da criança e do adolescente, o estatuto do idoso. Torna-se necessário agora o “estatuto do Nascituro” para evitar que ele seja morto para obtenção de suas células, seus órgãos, com a justificativa de que é para salvar vidas. O utilitarismo é egoísta e imoral: como posso medir o valor da vida e dizer que a vida do paciente tem mais valor que a vida do embrião ou do feto? Para mim isto é discriminação do ser humano: conforme a fase de sua vida ele tem mais ou menos valor. Obscurantismo é não respeitar o ser humano. Assim dei à vc uma posição ética que quando vc quer desvalorizá-la apela para o mote infeliz dizendo que é religiosa, fundamentalista e outras bobagens mais. Quanto ao criacionismo acho que é outra bobagem com que querem nos rotular. A ciência só descreve os fenômenos, limita-se ao COMO. Por isto não podemos dizer que se trata de cientista religioso e cientista ateu, não existe Ciência Religiosa e Ciência Atéia. Meu orientador era ateu, eu oriento católicos, espíritas, judeus, ateus e vc não consegue identificar as suas religiões no resultado que são nossas publicações científicas.
O PORQUE nos deixamos para as nossas discussões metafísicas.

16) Para todos:
O Movitae foi muito criticado por acharem que vocês levantaram "falsas esperanças" aos pacientes. Como vcs vêem estas críticas?
Jose Carlos Borges
Rio de Janeiro / RJ


Eu particularmente critiquei pessoalmente nos dias 1,2 de março, na Câmara em Brasília, quando tive ( e ainda tenho) em mãos o folheto UM VOTO PELA CURA – O VOTO PELA VIDA
Conversando com alguns dos infelizes que lá se encontravam em cadeiras de roda, eles acreditavam que uma vez aprovada a lei de Biosegurança, eles receberiam o tratamento e estariam curados no dia seguinte. Na semana seguinte encontrei um colega meu, que está com esclerose múltipla, e estava bem desapontado. Perguntei como ele havia acreditado nisto sendo médico e sua resposta foi que na situação em que ele estava ele acreditava em qualquer coisa que lhe desse esperança. Para mim foi LAMENTAVEL.